Arte: Inmet/Divulgação
Inmet divulga alerta meteorológico vermelho para Região Central
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, o nível mais alto de severidade, para a região central do Rio Grande do Sul para esta sexta-feira (7). O aviso, válido das 9h às 22h, indica grande perigo por conta da previsão de chuva acima de 100 milímetros em 24 horas, com risco elevado de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
No Estado, o alerta atinge as regiões Centro e Noroeste, além de áreas do Sudoeste, Nordeste e Metropolitana de Porto Alegre. O órgão orienta que a população permaneça em local abrigado, desligue aparelhos elétricos, evite áreas de risco e acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193) em caso de emergência.
De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima, o fenômeno está associado à formação de um ciclone extratropical sobre o Estado, que deve provocar chuvas intensas, granizo e ventos de até 100 km/h entre a noite de sexta e a madrugada de sábado (8).
Segundo Verardo, são esperados entre 60 e 80 milímetros em Santa Maria e possibilidade de mais de 100 milímetros em áreas isoladas. Com o avanço do ciclone, as temperaturas devem ficar abaixo dos 16°C, e há risco de alagamentos, quedas de energia e destelhamentos.
Defesa Civil classifica alerta como "laranja"
Na avaliação da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a Região Central está sob alerta laranja, classificado como um estado de "alerta", enquanto o sinal vermelho, de tempo "severo", é restrito ao extremo Norte do Estado, especialmente nas áreas de Frederico Westphalen e Erechim, onde há risco de ventos acima de 100 km/h, chuva volumosa e potencial para tornados.
De acordo com o boletim estadual, a formação do ciclone deve provocar temporais na sexta-feira (7), com acumulados entre 60 e 100 milímetros na Região Central, podendo chegar a 150 milímetros em curtos períodos de 6 a 12 horas. No restante do Estado, os volumes variam entre 10 e 80 mm por dia, e as rajadas de vento devem oscilar entre 50 e 85 km/h, podendo ultrapassar os 100 km/h no Litoral Médio, Costa Doce e Região Metropolitana de Porto Alegre.
Na madrugada e manhã de sábado (8), o sistema ainda deve provocar chuva moderada a forte em pontos do Litoral e da Região Metropolitana. No entanto, a tendência é de melhora gradual ao longo do sábado, com diminuição da chuva e persistência de vento forte.
